FANDOM

HOODOO

Hoodoo é uma forma tradicional de magia popular afro-americana praticada nos Estados Unidos, também conhecida em inglês como conjure. É uma tradição mágica que se desenvolveu a partir do sincretismo de diversas culturas e tradições e magia.

O hoodoo incorpora práticas das tradições africanas e ameríndias, assim como grimórios e diversas práticas de magia européias. Enquanto práticas populares como o hoodoo são fenômenos transculturais, o que é particularmente inovador nesta tradição é o seu "uso admiravelmente eficiente das figuras bíblicas", tanto nas suas práticas como na vida de seus praticantes.

A palavra hoodoo foi documentada pela primeira vez no idioma inglês em 1875, listada como substantivo e um verbo transitivo. No AAVE (Inglês vernáculo afro-americano) o termo é utilizado para descrever um feitiço ou poção mágica, e também pode ser usado como um adjetivo, dara descrever o praticante. Entre os sinônimos regionais para a palavra estão conjuration ("conjuração"), conjure ("esconjuro"), witchcraft ("bruxaria") ou rootwork ("trabalhos de raízes").Nem todos são, porém, sinônimos exatos; o termo bruxaria, por exemplo, é problemático, na medida em que deixa implícito um juízo moral sobre a prática do hoodoo (ou seja, é "do Mal"), ou pode fazê-lo ser confundido com a religião conhecida hoje em dia como Wicca. Além do mais, um praticante do hoodoo não pode ser visto como um rootworker se não se utilizar de raízes e ervas em suas práticas mágicas; assim, o rootwork pode ser compreendido como uma subcategoria ou "tipo" de prática hoodoo [[Categoria:--------------------Contexto social Historicamente, a maioria dos praticantes de hoodoo são afro-americanos, porém existiram alguns brancos que foram root doctors de destaque. Americanos de origem latina[carece de fontes?] e indígena também o praticaram. Acredita-se que as origens do hoodoo estejam com os escravos africanos, especialmente no Sudeste americano, e, historicamente, sua existência foi documentada no Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Illinois, Louisiana, Mississippi, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Tennessee, e Virgínia. Hoje em dia os praticantes do hoodoo podem ser encontrados em todas as destinações finais da Grande Migração, incluindo as principais cidades da costa oeste e nordeste dos Estados Unidos. Ao contrário das religiões formais, o hoodoo não possui uma hierarquia estruturada. Também não apresenta uma teologia, clérigos e leigos estabelecidos, ou ordens de serviços litúrgicos próprias; em vez disso, os praticantes quase sempre são pessoas laicas dentro duma comunidade cristã, que têm algum tipo de conhecimento específico de magia e da tradição do hoodoo. Um tradicional curandeiro hoodoo costumava ser um indivíduo nômade, que viajava de cidade a cidade vendendo seus serviços, e por vezes abrindo uma loja nas comunidades. O hoodoo não é exclusivo unicamente para o especialista; diversos dos feitiços e práticas podem-se encaixar na categoria dos "remédios caseiros", e são muitíssimo conhecidos em determinados contextos afro-americanos ou da região sul daquele país. Tradicionalmente, este conhecimento popular era passado de pessoa a pessoa.Como muitas práticas hoodoo são passadas como remédios populares, que acabam sendo descritos de maneira mais ampla como "conhecimento comum", o hoodoo também é passado adiante através dos contato sócio-familiares. Com o aumento da taxa de alfabetização e da comunicação tecnológica entre as comunidades praticantes, o conhecimento do hoodoo pode ser transmitido por mais fontes, como livros e todo tipo de publicações e, hoje em dia, pela Internet. ]]